A escola municipal Papa João XXIII já tinha participado do campeonato de robótica no ano de 2009. Nesse ano o tema definido pela Lego foi “Doenças Respiratórias”, veja alguns detalhes no site www.brfirst.org.
A escola se distinguia das demais por ser 100% masculina. Apenas a professora-orientadora era mulher, mas a relação era de extrema liberdade e união. Conseqüentemente, se destacaram no campeonato regional com o melhor trabalho em equipe. Segundo a professora-orientadora, a equipe não ganhou o campeonato, mas ganharam muitas aprendizagens.
A equipe foi orientada pela professora Manancita Nantar Palú de 35 anos. Esta professora de extrema dedicação ingressou no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná aos 17 anos e se formou em 1996. Desde então, atua como pedagoga na Rede Municipal de Curitiba, completando 15 anos de carreira.
Manancita estabeleceu seu primeiro vinculo com a robótica em 1997, quando a prefeitura ofertou os primeiros cursos de tecnologia, e os fez por já ter curiosidade por montagens e desmontagens desde criança. Fez os cursos que eram mais rápidos, de apenas uma semana. E assim, se encantou com o mundo da robótica.
A especialização veio em 1998, como autodidata, quando sua irmã formou-se em técnica em computação e designer no ensino médio. Manancita lia os livros sobre manutenção de computadores trazidos por sua irmã para casa. Assim não só aprendia lendo esses livros, mas também vendo sua irmã manusear o computador. Nesse período lecionava também no Colégio Bagozzi, e tinha que levar os alunos para a sala de informática, mesmo sem ter feito um curso formal, apenas com os conhecimentos adquiridos como autodidata.
Já sabendo de seu bom conhecimento em computação, no dia de seu aniversário, a equipe da Escola Papa João XXIII ofereceu-lhe a função de professora-orientadora da robótica. Ela aceitou mesmo sabendo que já fazia muito tempo que não mexia com a robótica, e a assim voltou a ler os livros, e ficar “antenada” em tudo que dizia respeito à computação e robótica.
Neste ano de 2010, “Transporte Inteligente” foi o tema definido pela LEGO. Para completar a equipe, que participaria neste ano, haviam 4 vagas. Foi aberto um processo de seleção na escola e 53 alunos se inscreveram e passaram por uma triagem feita na própria escola.
Para realizar a seleção a vida escolar destes alunos foi analisada pelos professores e pedagogos da escola. Para esta análise utilizaram como critério o bom rendimento escolar e envolvimento com a escola e colegas. Os alunos não poderiam ter queda de aprendizagem e teriam que manter uma boa média. Restaram 19 alunos, que passaram ainda por uma avaliação. Eles tiveram que fazer um texto sobre um tema livre e apresentá-los da forma mais criativa, durante 2 minutos, para a equipe de seleção: um membro da direção, um membro da SME e pela professora-orientadora da equipe de robótica.
Após tudo isto, para esse ano de 2010 a equipe Papa Power já está formada. Reunindo-se nas terças e quintas, dividindo assim a preparação para o campeonato em duas etapas: na terça-feira os alunos trabalham na pesquisa trazendo vídeos, imagens, conteúdos pesquisados e realizam a apresentação discutindo em grupo. E nas quintas-feiras a atividade é prática, apenas com o robô, que por enquanto está sendo utilizado o do ano passado, aguardando a chegada dos kits de 2010.